terça-feira, 17 de novembro de 2009

tutorial GoAnimate

tutorial GoAnimate

 
 Goanimate é um sítio da internet que possibilita a criação
de animações simples (sem necessidade de instalação de software no computador).
O endereço para acessar é: http://goanimate.com/
(acessado dia 17/11/09).



Para tanto é necessário se cadastrar no sítio. Preencha um
rápido cadastro, contendo seu e-mail e senha, e pronto. Receberá um e-mail de
confirmação e depois disto, é só clicar em “Sign Up” e estará dentro do
ambiente para criação de animações.




Na barra superior tem um 
botão chamado “Create”.





Abrirá uma nova página com a opção de criar caracteres e
criar animação.




Vamos escolher criar animação (Animation Studio).




Agora escolha um tema para sua animação, entre os que se
apresentam na tela. Escolhido o tema, a próxima tela tem as ferramentas de
edição para sua animação.



Do lado esquerdo é possível escolher personagens do
ambiente, balões de texto (e editar seu texto neles), cenários, elementos,
músicas (fundos musicais) e ações dos seus personagens. Clique sobre o
personagem escolhido e arraste para o cenário do lado direito.




Clicando sobre o personagem é possível arrastá-lo, refletir
o lado que ele foi desenhado, mandar para frente ou para trás de outros
elementos, aumentar ou diminuir seu tamanho. Clicando sobre o personagem também
se abre a possibilidade de escolha de ações, movimentos e expressões faciais.




 



Repare que abaixo do cenário e das opções de edição há uma
linha do tempo, onde você poderá modificar os elementos para criar movimento de
sua animação. E no canto direito há duas claquetes, uma para adicionar nova cena e outra para deletar. Clique sobre a claquete que tem o sinal de positivo e automaticamente será criado uma nova cena. Nesta, você poderá modificar as ações, posições e inserir mais elementos para dar sequencia no roteiro de sua animação.

Também é possível inserir e editar sons. Clique sobre a nota musical e abrirá uma aba com as músicas disponíveis no sítio. Clique sobre uma delas para ouvir (sinal de "play"). Ela irá para a barra horizontal inferior, a linha do tempo. Nesta linha é possível editar o volume da música e em que momento ela iniciará e terminará dentro de sua animação.


Terminado a animação é possível ver como ela ficou.

Clique sobre o botão de preview, na barra horizontal superior, como mostra a figura:



Se gostou da produção, basta salvar, clicando no botão ao lado do Preview (Save). Só é possível salvar a animação no sítio.
Para poder baixar para outro local eles cobram uma taxa.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Dia das Crianças


Ilustração infantil, esta com a intenção de tratar sobre composição e regra dos 3 terços.
Mais adiante colocarei o texto que estou fazendo junto com esta imagem.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Dia Mundial dos Animais


Dia 5 de outubro foi o dia mundial dos animais. Fiz uma ilustração inspirada nesse tema.

Aos poucos vou retomando o blog e enchendo ele com minhas criações.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Viva a Primavera!


Por aqui ela começou cinzenta e chuvosa, mas fazendo votos de muitas flores, ai vai uma ilustra fresquinha!

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Algumas elucubrações sobre ilustração

INDICAÇÃO DE LIVROS

“Taller de ilustración digital – gênero fantástico” Martin McKenna;Tashen; 2005.

Livro em espanhol que trata do processo de criação de ilustrações para o universo fantástico em meio digital. Traz belas ilustrações e seus esboços, junto com informações dos artistas dos passos necessários para chegar ao resultado desejado.

Por Andrea Castagini

ARTIGO SOBRE PROCESSO CRIATIVO
Por Andrea Castagini

Fontes de inspiração:

Fontes de inspiração para o ilustrador é tudo o que a visão alcança e agrada ao olhar. Elas ultrapassam o limite bidimensional. Imagens, pinturas, histórias em quadrinhos, filmes, propagandas televisivas ou impressas, uma paisagem inspiradora, uma exposição de arte seja qual ela for... Lembrando que meu processo criativo não é apenas na ilustração fantástica, e sim mais abrangente, nas diversas roupagens que a ilustração pode assumir.

Busca de material de referência:

O que diferencia a fonte de inspiração do material de referência? A pertinência do segundo em relação à demanda de uma ilustração específica. Em outras palavras, tudo pode inspirar, mas nem tudo que inspira pode ser utilizado em determinada ilustração. Primeiro deve-se Determinar qual a intenção da ilustração, o estilo que ela deverá ter (um ilustrador poderá ter mais de um estilo de desenho), o material a ser utilizado o meio que a imagem será veiculada entre outros fatores. A partir daí o ilustrador poderá procurar dentro da gama de conhecimentos e fontes de inspiração o que encaixa com a proposta. Ademais, deverá pensar no ângulo e na iluminação que dará maior ênfase à imagem e procurar por referências delas também.

O que pode servir de referência? Tudo o que já relatei anteriormente como fonte de inspiração e, fotografias. Talvez no momento necessário não se tenha à mão uma imagem com o ângulo desejado ou a iluminação necessária. Então é interessante que o profissional lance mão de uma máquina fotográfica (preferencialmente digital, pois facilita a obtenção e manipulação da imagem) e fotografe objetos semelhantes da maneira que melhor se adapte ao seu trabalho. Outra alternativa são os bancos de imagens disponíveis na internet. Enfatizo, como material de referência e não para copiagem.

ESBOÇOS

Um passo importantíssimo é o esboço. Já repleta de inspiração e material de referência, o passo seguinte é o rabiscar em um caderno ou folhas o esboço do que será minha imagem (personagem, cenário ou objeto). Normalmente eu parto do velho lápis e papel para dar vida aos meus desenhos. Tentei durante um tempo fazer o esboço diretamente no meio digital, usando para isto uma mesa digitalizadora (tablet) e uma caneta que a acompanha. Às vezes dá certo, às vezes o papel e lápis funcionam melhor.

CONSTRUÇÃO DA IMAGEM

A construção da imagem em meio digital assemelha-se à do meio de ilustração tradicional. O esboço feito em papel poderá ser digitalizado com o auxílio de um scanner ou na falta deste com a mesma boa e versátil máquina fotográfica digital (e seu cabo para descarregar as fotos no computador).

Com o esboço no computador, você precisará usar um software de manipulação de imagem. Existem vários como o Adobe Photoshop, Adobe Illustrator, Corel Painter, ArtRage (todos software proprietários, GIMP, Inkscape (sotware livre e gratuito) e o Sumopaint (página da internet com software portátil, dispensa instalação, também gratuito).

Cada pessoa se adapta melhor com um determinado software, ai é questão de experimentar e ver qual é melhor dentro da sua necessidade. Muitos softwares fornecem ferramentas que imitam as técnicas tradicionais de pintura e traçado.

Além dos softwares bidimensionais, existem também softwares de modelagem em 3D. Eles são interessantes para a ilustração, pois criam ilustrações com profundidade e realismo. Alguns exemplos: 3DMax Studio, Maya (softwares proprietários) e Blender, 3DWings, entre outros (software livre e gratuito).

A construção da imagem vai partir do esboço, passando para a arte final e finalmente para a colorização. Em cada etapa há minúcias de traço, estilo, cor, profundidade que cada ilustrador deverá aos poucos se familiarizando e aperfeiçoando.

terça-feira, 30 de junho de 2009

Inicio o que espero que vire uma série de tutoriais e dicas legais de ilustrações e afins.

Tutorial 2 – Usando o SumoPaint

Por Andrea Castagini

O Sumo Paint é um software online, ou seja, está disponível na web, não necessita instalação no seu computador, basta ter conexão com a internet e usar. E o melhor, é de graça.

Conecte o sítio WWW.sumopaint.com . Ali aparecerá a tela inicial, com uma imagem de um lutador de sumo e do lado direito vários exemplos de ilustrações feitas neste software.


Clique na imagem do lutador de sumo, abrirá uma nova janela do seu navegador e esta janela é em si o software.

A imagem inicial dele é mostrada a seguir:


























Podemos ver que há uma tela em branco no centro, que é o espaço destinado para os desenhos. Na barra horizontal superior há opções para salvar arquivos no computador ou no sítio do Sumopaint, também importar imagens, editá-las (copiar, colar, cortar, etc...), Modificar Imagem (cor, saturação, brilho, etc...) e também opções para camadas, ajustes, filtros, visualização e ajuda. Na barra horizontal logo abaixo desta há as propriedades das ferramentas disponíveis para desenhar. Essas propriedades vão variar segundo a ferramenta a ser utilizada.

As duas colunas da esquerda trazem as ferramentas, alguns tipos de seleção, lápis, pincel, borracha e caneta. Ferramentas de preenchimento: gradiente e balde de tinta. Carimbo e ferramenta de texto, formas geométricas variáveis, linhas, opções de borrar pintura e esfumaçar, cortar e transformar livremente, mover, zoom, conta-gotas e lixeira. As setas indicam refazer e desfazer. As ferramentas têm interface amigável, fácil de acostumar.

Na coluna da esquerda, há janelas que mostram possibilidades de cores, adicionar ou remover camadas, entre outras coisas. Para entender melhor, vamos fazer um desenho, e ai vamos ver o uso de cada ferramenta.

Vamos selecionar a ferramenta lápis e rascunhar nosso desenho. Aqui começo uma menininha estilizada. Busquei inspiração nas bonecas Gorjuss que estão pela internet. Vale à pena dar uma olhadinha nessas ilustrações, simples e delicadas.


Posso modificar a ferramenta lápis, modificando os valores da barra horizontal. Ali temos, opacidade (de 0% transparente a 100% opaca), diâmetro (quanto maior o número maior o diâmetro), forma do pincel (aqui temos três opções: Narrow – linha, Round – redondo e Square– quadrado). Eu usei rounded mesmo. Há ainda opções de modo, que vão modificar a aparência do seu traçado. Eu utilizei o normal. Você poderá testar outros modos e ver qual se adapta melhor.

O esboço está pronto. Agora olhe na imagem a seguir, na parte inferior da coluna da direita. Ali indica a parte das camadas. Podemos adicionar camadas, uma sobre a outra e trabalhar separadamente os elementos em cada uma delas. Optei por fazer uma camada nova para pintar o desenho esboçado. A seta em vermelho indica o local que cria novas camadas.



Repare que agora há duas camadas. Selecione a camada superior. É nela que vamos trabalhar, deixando intacta a primeira camada com o rascunho.


Selecione a ferramenta “Ink Tool” na coluna da esquerda e escolha a cor desejada para pintar na coluna da direita, clicando sobre a cor desejada. Faça o contorno sobre o rascunho e pinte as partes desejadas. Lembre-se que a cor selecionada aparece na parte inferior da coluna da esquerda, no quadrado superior (preenchimento, o quadrado inferior é a cor da linha de fora dos objetos selecionados).



Outra ferramenta de pintura é a ”Brush Tool”, o pincel de pintura. Selecione-o na coluna da direita, escolha a cor na coluna da esquerda como anteriormente. Aqui vale ressaltar as propriedades desta ferramenta e como utilizá-la. Na barra horizontal, temos propriedades como opacidade, diâmetro, formato do pincel e modo (as maneiras que o pincel poderá aparecer no trabalho, como tinta, spray, etc...). Teste as possibilidades até ver qual alternativa se encaixa melhor com seu trabalho e estilo.



Mais uma ferramenta de pintura, na verdade de preenchimento é o balde de tinta. Com ele é possível preencher uma grande área selecionada com um só clique do mouse. Para isto, é necessário antes delimitar a área a ser preenchida, com o pincel ou a Ink Tool. Como se vê na imagem o preenchimento não é perfeito e depois é necessário fazer os ajustes com a ferraenta pincel.




Ainda falando sobre o pincel, é possível utilizar as propriedades dele para dar luz e sombra ao desenho, na barra horizontal há uma opção chamada blend mode, clicando sobre ela, abre-se uma série de alternativas, entre elas darken, para escurecer e lighten para clarear. Dê profundidade ao seu trabalho explorando estas propriedades.



Depois de colocar a luz e sombra em seu trabalho, pode ser que você queira suavizar o efeito. Para isto use uma nova ferramenta, a “Blur Tool”, a gotinha na coluna da esquerda, que dá o efeito de borrar a pintura.



Agora vamos fazer o fundo e elementos de cena para compor o desenho. O fundo, como o nome mesmo fala, necessita de uma camada por trás do nosso desenho. Podemos usar a camada original de rascunho (cuidando para apagar tudo o que estiver nela) ou criar uma camada nova. Usei a mesma camada, sem o rascunho. Agora vou criar um degradê com a ferramenta selecionada na coluna da esquerda. Na barra horizontal há uma opção chamada de radial, clicando nela aparecem os gradientes já prontos e a possibilidade de alteração das cores para criar novas. Escolhi a textura verde e cliquei na área do desenho. Vai cobrir toda a área.



Agora crie uma camada nova na coluna da direita, o primeiro quadrinho na barra horizontal inferior desta coluna. Nesta nova camada vamos fazer o céu. O processo será o mesmo da criação do degradê para a grama. Mas nesse caso, escolha um degradê azul. Lembre-se de ajustar o degradê conforme seu gosto.



Para fazer a grama aparecer, vamos usar a borracha na camada do céu mesmo. Apague o quanto de degradê de céu que você quiser, e aos poucos a camada inferior vai surgindo.



Agora vamos fazer os elementos de cena, usando para isto as formas geométricas que o programa disponibiliza. Primeiro crie uma camada especialmente para estes elementos. Temos duas opções de estrelas, uma com pontas arredondadas e outra com pontas agudas. Escolha a cor das estrelas e clique na ferramenta. Dimensione-a na área de trabalho movimentando o mouse. Repare que dependendo do movimento a estrela pode modificar a forma. Faça várias.

Agora use as estrelas de pontas arredondadas. Com ela é possível fazer flores. Faça os mesmos passos que fez para criar estrelas. Escolha a cor, dimensione com o mouse. Se desejar formas com mais pontas, vá na barra horizontal superior e mexa no número ao lado de Sides (lados). Assim poderá fazer flores com cinco, seis, quantas pétalas desejar.




























Outra funcionalidade do programa é a possibilidade de colocar efeitos nas camadas.

Aqui vamos dar ênfase à menina desenhada. Para isso selecionamos na coluna da direita, nos quadrinhos da barra horizontal inferior, o quadrinho com o FX. Abre-se uma janela com diversas opções. Clique em Drop Shadow. Ao fazer isto uma nova janela se abrirá, possibilitando editar a opção selecionada. Neste caso, vamos colocar uma sombra atrás da menina. É possível editar a opacidade da sombra, a força, a distância, o ângulo e mais algumas opções.



Quando terminar o trabalho não esqueça de salvar. O sítio oferece duas maneiras de salvar, uma no seu computador e outra deixando seu trabalho on-line. Para a segunda opção é necessário criar uma conta no sítio, que é gratuita. Também é possível importar desenhos do seu computador ou da internet para compor trabalhos.

A avaliação é que é uma ferramenta boa, com recursos interessantes, interface amistosa, fácil de mexer, e disponível online gratuitamente. As opções de trabalho ficam por conta da imaginação do artista!

O efeito final é o mostrado abaixo. Não esqueça de assinar seu desenho!



Bons trabalhos!


quinta-feira, 23 de abril de 2009


Mais um bonitinho...


Para ilustrar a importância da amamentação.


segunda-feira, 20 de abril de 2009

Mais um desenho....


Ilustrando uma aula sobre sexualidade... Meninos e Meninas...

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Quase um mês trabalhando, mas sem muitas postagens.

Eu divido meu tempo entre os trabalhos aqui do setor, e em casa trabalho com os desenhos e elaboro aulas de ciências e biologia, onde também figura os desenhos e animações que crio.

Esta aqui é para treinar um pouco outro traço, meio chibi...


quarta-feira, 11 de março de 2009

De volta!!!

As férias terminaram e ainda peguei uns 15 dias pra tratar da saúde... Não desenhei nada...


Mas em compensação estou novinha em folha! Bem descansada e a vontade para desenhar muuuuiito!!


Agora estou finalizando um freela, espero que minha cliente goste. O último desenho, que fiz hoje, coloco aqui!

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Estou de férias!!



Eu não sei porque, mas estava precisando muito de férias. E com isso, desacelerei nos desenhos. Passeios e colocar a casa em ordem, a vida em ordem. Essa semana voltei aos desenhos.
Aqui vai um que espero em breve ver nos meus cartões de visita.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Desmatamento


Estou fazendo uma aula sobre desmatamento, e sugeri como atividade os alunos fazerem tirinhas, ou HQ que representem a questão desmatamento.

Esse foi o exemplo que pensei...


Os Sem Teto - versão Floresta Atlântica

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Bem, falhei a postagem de ontem, mas era porque estava mau de saúde.


Hoje já produzi uma ilustra bem simplesinha, entre um cartaz e outro que estou fazendo para o departamento. Essa imagem ilustra o meu estado de espírito no dia de hoje.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Ilustrações Botânicas



Muitas pessoas me perguntam, porque uma bióloga quer ser ilustradora.


Sempre falo da minha história de vida, de que sempre gostei de desenhar e pintar. Mas que no ensino médio, me apaixonei pela ciência e principalmente pela Biologia.


Até que, um belo dia, vi pranchas de ilustrações botânicas. Ai foi paixão total.


Casei com a biologia, mas minha amante é a Arte.


Vou colocar uma ilustração botânica antiga, de quando fiz o curso... Aos poucos vou passando para o computador e colocando aqui as mais recentes.





Ano Novo, Ilustra Nova






Decidi começar 2009 com este blog, e ir colocando as ilustrações que faço.



A minha meta é colocar uma ilustração por dia, mas se nesse início de vida blogueira eu colocar uma por semana, dou-me por satisfeita.





Esta eu fiz ontem, dia de Reis Magos. Ainda não era bem o que eu desejava exprimir, depois que terminei pensei, que os presentes que são necessários hoje são imateriais... Como colocar o amor, a caridade, a paz e a boa vontade em caixas ou desenhos? Se vier uma inspiração, faço uma releitura dessa ilustra ai de cima.