
Espaço destinado para divulgar minhas ilustrações e idéias. Estou unificando o conteúdo do meu antigo blog sobre aulas de biologia e tutoriais para sala de aula aqui. Afinal, também são idéias! Espero que gostem!
sexta-feira, 16 de abril de 2010
Sketchcrawl Curitiba

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
Tirando a poeira...
Em ritmo de andanças e leituras na net vi um evento muito legal... o Sketchawl-Brasil.
Trata-se de um encontro ao ar livre ou não de desenhistas, ilustradores e amantes de lápis e borracha. O que eles fazem?? Adivinhem.. Desenham ué... tudo o que der na telha e passar na frente. Além é claro, de fazer amizades, trocar informações e dicas... enfim...parece ser muito legal.
Pena que pra variar as coisas acontecem em São Paulo, Rio e Minas... Aqui em Curitiba... tudo muito parado.
Até tem um pessoal que se reúne no Costelão Ilustrado.. mas ai a culpa é minha... Não tenho lá grande simpatia com um dos integrantes e prefiro nem ir... mas quem sabe.. num sketchcrawl eu vá....
terça-feira, 17 de novembro de 2009
tutorial GoAnimate
de animações simples (sem necessidade de instalação de software no computador).
O endereço para acessar é: http://goanimate.com/
(acessado dia 17/11/09).
Para tanto é necessário se cadastrar no sítio. Preencha um
rápido cadastro, contendo seu e-mail e senha, e pronto. Receberá um e-mail de
confirmação e depois disto, é só clicar em “Sign Up” e estará dentro do
ambiente para criação de animações.
Na barra superior tem um
botão chamado “Create”.
Abrirá uma nova página com a opção de criar caracteres e
criar animação.
Vamos escolher criar animação (Animation Studio).
Agora escolha um tema para sua animação, entre os que se
apresentam na tela. Escolhido o tema, a próxima tela tem as ferramentas de
edição para sua animação.
Do lado esquerdo é possível escolher personagens do
ambiente, balões de texto (e editar seu texto neles), cenários, elementos,
músicas (fundos musicais) e ações dos seus personagens. Clique sobre o
personagem escolhido e arraste para o cenário do lado direito.
Clicando sobre o personagem é possível arrastá-lo, refletir
o lado que ele foi desenhado, mandar para frente ou para trás de outros
elementos, aumentar ou diminuir seu tamanho. Clicando sobre o personagem também
se abre a possibilidade de escolha de ações, movimentos e expressões faciais.
Repare que abaixo do cenário e das opções de edição há uma
linha do tempo, onde você poderá modificar os elementos para criar movimento de
sua animação. E no canto direito há duas claquetes, uma para adicionar nova cena e outra para deletar. Clique sobre a claquete que tem o sinal de positivo e automaticamente será criado uma nova cena. Nesta, você poderá modificar as ações, posições e inserir mais elementos para dar sequencia no roteiro de sua animação.
Também é possível inserir e editar sons. Clique sobre a nota musical e abrirá uma aba com as músicas disponíveis no sítio. Clique sobre uma delas para ouvir (sinal de "play"). Ela irá para a barra horizontal inferior, a linha do tempo. Nesta linha é possível editar o volume da música e em que momento ela iniciará e terminará dentro de sua animação.
Terminado a animação é possível ver como ela ficou.
Clique sobre o botão de preview, na barra horizontal superior, como mostra a figura:
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Dia das Crianças
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
Dia Mundial dos Animais
terça-feira, 22 de setembro de 2009
Viva a Primavera!

quarta-feira, 8 de julho de 2009
Algumas elucubrações sobre ilustração
INDICAÇÃO DE LIVROS
“Taller de ilustración digital – gênero fantástico” Martin McKenna;Tashen; 2005.
Livro em espanhol que trata do processo de criação de ilustrações para o universo fantástico em meio digital. Traz belas ilustrações e seus esboços, junto com informações dos artistas dos passos necessários para chegar ao resultado desejado.
Por Andrea Castagini
ARTIGO SOBRE PROCESSO CRIATIVO
Por Andrea Castagini
Fontes de inspiração:
Fontes de inspiração para o ilustrador é tudo o que a visão alcança e agrada ao olhar. Elas ultrapassam o limite bidimensional. Imagens, pinturas, histórias em quadrinhos, filmes, propagandas televisivas ou impressas, uma paisagem inspiradora, uma exposição de arte seja qual ela for... Lembrando que meu processo criativo não é apenas na ilustração fantástica, e sim mais abrangente, nas diversas roupagens que a ilustração pode assumir.
Busca de material de referência:
O que diferencia a fonte de inspiração do material de referência? A pertinência do segundo em relação à demanda de uma ilustração específica. Em outras palavras, tudo pode inspirar, mas nem tudo que inspira pode ser utilizado em determinada ilustração. Primeiro deve-se Determinar qual a intenção da ilustração, o estilo que ela deverá ter (um ilustrador poderá ter mais de um estilo de desenho), o material a ser utilizado o meio que a imagem será veiculada entre outros fatores. A partir daí o ilustrador poderá procurar dentro da gama de conhecimentos e fontes de inspiração o que encaixa com a proposta. Ademais, deverá pensar no ângulo e na iluminação que dará maior ênfase à imagem e procurar por referências delas também.
O que pode servir de referência? Tudo o que já relatei anteriormente como fonte de inspiração e, fotografias. Talvez no momento necessário não se tenha à mão uma imagem com o ângulo desejado ou a iluminação necessária. Então é interessante que o profissional lance mão de uma máquina fotográfica (preferencialmente digital, pois facilita a obtenção e manipulação da imagem) e fotografe objetos semelhantes da maneira que melhor se adapte ao seu trabalho. Outra alternativa são os bancos de imagens disponíveis na internet. Enfatizo, como material de referência e não para copiagem.
ESBOÇOS
Um passo importantíssimo é o esboço. Já repleta de inspiração e material de referência, o passo seguinte é o rabiscar em um caderno ou folhas o esboço do que será minha imagem (personagem, cenário ou objeto). Normalmente eu parto do velho lápis e papel para dar vida aos meus desenhos. Tentei durante um tempo fazer o esboço diretamente no meio digital, usando para isto uma mesa digitalizadora (tablet) e uma caneta que a acompanha. Às vezes dá certo, às vezes o papel e lápis funcionam melhor.
CONSTRUÇÃO DA IMAGEM
A construção da imagem em meio digital assemelha-se à do meio de ilustração tradicional. O esboço feito em papel poderá ser digitalizado com o auxílio de um scanner ou na falta deste com a mesma boa e versátil máquina fotográfica digital (e seu cabo para descarregar as fotos no computador).
Com o esboço no computador, você precisará usar um software de manipulação de imagem. Existem vários como o Adobe Photoshop, Adobe Illustrator, Corel Painter, ArtRage (todos software proprietários, GIMP, Inkscape (sotware livre e gratuito) e o Sumopaint (página da internet com software portátil, dispensa instalação, também gratuito).
Cada pessoa se adapta melhor com um determinado software, ai é questão de experimentar e ver qual é melhor dentro da sua necessidade. Muitos softwares fornecem ferramentas que imitam as técnicas tradicionais de pintura e traçado.
Além dos softwares bidimensionais, existem também softwares de modelagem em 3D. Eles são interessantes para a ilustração, pois criam ilustrações com profundidade e realismo. Alguns exemplos: 3DMax Studio, Maya (softwares proprietários) e Blender, 3DWings, entre outros (software livre e gratuito).
A construção da imagem vai partir do esboço, passando para a arte final e finalmente para a colorização. Em cada etapa há minúcias de traço, estilo, cor, profundidade que cada ilustrador deverá aos poucos se familiarizando e aperfeiçoando.