sexta-feira, 16 de abril de 2010

Sketchcrawl Curitiba


Na falta de pessoas para iniciar o movimento de desenhar aqui em Curitiba... Aqui estou eu!!
Dia 24 de março, sábado, Dia do 1° Sketchcrawl Curitiba, no MON, a partir das 14:00.
Lá estarei eu, meu marido que também desenha e fotografa e nossa pequena obra de arte, a Helena.

Esses dias voltei a rabiscar. Quero ver se consigo ilustrar um conto de fadas pra deixar para a Helena ler quando for maiorzinha. Agora minha pequena e eu já temos uma rotina. Está mais fácil desenhar. E minha mão está coçando pra voltar às aquarelas. Quem sabe hoje ou amanhã me aventuro....
Deixo aqui a minha última criação... inspirada, claro, na minha filha.





quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Tirando a poeira...

Agora sou mamãe... e isso traz implicações no desenho. Estou doida pra desenhar, mas como a Helena ainda tem só 50 dias fica um pouco difícil.. Mas aos poucos vou retomando. Já fiz a arte e a diagramação do folder de dois fotógrafos muito bons... M Padilha...

Em ritmo de andanças e leituras na net vi um evento muito legal... o Sketchawl-Brasil.
Trata-se de um encontro ao ar livre ou não de desenhistas, ilustradores e amantes de lápis e borracha. O que eles fazem?? Adivinhem.. Desenham ué... tudo o que der na telha e passar na frente. Além é claro, de fazer amizades, trocar informações e dicas... enfim...parece ser muito legal.

Pena que pra variar as coisas acontecem em São Paulo, Rio e Minas... Aqui em Curitiba... tudo muito parado.
Até tem um pessoal que se reúne no Costelão Ilustrado.. mas ai a culpa é minha... Não tenho lá grande simpatia com um dos integrantes e prefiro nem ir... mas quem sabe.. num sketchcrawl eu vá....

terça-feira, 17 de novembro de 2009

tutorial GoAnimate

tutorial GoAnimate

 
 Goanimate é um sítio da internet que possibilita a criação
de animações simples (sem necessidade de instalação de software no computador).
O endereço para acessar é: http://goanimate.com/
(acessado dia 17/11/09).



Para tanto é necessário se cadastrar no sítio. Preencha um
rápido cadastro, contendo seu e-mail e senha, e pronto. Receberá um e-mail de
confirmação e depois disto, é só clicar em “Sign Up” e estará dentro do
ambiente para criação de animações.




Na barra superior tem um 
botão chamado “Create”.





Abrirá uma nova página com a opção de criar caracteres e
criar animação.




Vamos escolher criar animação (Animation Studio).




Agora escolha um tema para sua animação, entre os que se
apresentam na tela. Escolhido o tema, a próxima tela tem as ferramentas de
edição para sua animação.



Do lado esquerdo é possível escolher personagens do
ambiente, balões de texto (e editar seu texto neles), cenários, elementos,
músicas (fundos musicais) e ações dos seus personagens. Clique sobre o
personagem escolhido e arraste para o cenário do lado direito.




Clicando sobre o personagem é possível arrastá-lo, refletir
o lado que ele foi desenhado, mandar para frente ou para trás de outros
elementos, aumentar ou diminuir seu tamanho. Clicando sobre o personagem também
se abre a possibilidade de escolha de ações, movimentos e expressões faciais.




 



Repare que abaixo do cenário e das opções de edição há uma
linha do tempo, onde você poderá modificar os elementos para criar movimento de
sua animação. E no canto direito há duas claquetes, uma para adicionar nova cena e outra para deletar. Clique sobre a claquete que tem o sinal de positivo e automaticamente será criado uma nova cena. Nesta, você poderá modificar as ações, posições e inserir mais elementos para dar sequencia no roteiro de sua animação.

Também é possível inserir e editar sons. Clique sobre a nota musical e abrirá uma aba com as músicas disponíveis no sítio. Clique sobre uma delas para ouvir (sinal de "play"). Ela irá para a barra horizontal inferior, a linha do tempo. Nesta linha é possível editar o volume da música e em que momento ela iniciará e terminará dentro de sua animação.


Terminado a animação é possível ver como ela ficou.

Clique sobre o botão de preview, na barra horizontal superior, como mostra a figura:



Se gostou da produção, basta salvar, clicando no botão ao lado do Preview (Save). Só é possível salvar a animação no sítio.
Para poder baixar para outro local eles cobram uma taxa.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Dia das Crianças


Ilustração infantil, esta com a intenção de tratar sobre composição e regra dos 3 terços.
Mais adiante colocarei o texto que estou fazendo junto com esta imagem.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Dia Mundial dos Animais


Dia 5 de outubro foi o dia mundial dos animais. Fiz uma ilustração inspirada nesse tema.

Aos poucos vou retomando o blog e enchendo ele com minhas criações.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Viva a Primavera!


Por aqui ela começou cinzenta e chuvosa, mas fazendo votos de muitas flores, ai vai uma ilustra fresquinha!

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Algumas elucubrações sobre ilustração

INDICAÇÃO DE LIVROS

“Taller de ilustración digital – gênero fantástico” Martin McKenna;Tashen; 2005.

Livro em espanhol que trata do processo de criação de ilustrações para o universo fantástico em meio digital. Traz belas ilustrações e seus esboços, junto com informações dos artistas dos passos necessários para chegar ao resultado desejado.

Por Andrea Castagini

ARTIGO SOBRE PROCESSO CRIATIVO
Por Andrea Castagini

Fontes de inspiração:

Fontes de inspiração para o ilustrador é tudo o que a visão alcança e agrada ao olhar. Elas ultrapassam o limite bidimensional. Imagens, pinturas, histórias em quadrinhos, filmes, propagandas televisivas ou impressas, uma paisagem inspiradora, uma exposição de arte seja qual ela for... Lembrando que meu processo criativo não é apenas na ilustração fantástica, e sim mais abrangente, nas diversas roupagens que a ilustração pode assumir.

Busca de material de referência:

O que diferencia a fonte de inspiração do material de referência? A pertinência do segundo em relação à demanda de uma ilustração específica. Em outras palavras, tudo pode inspirar, mas nem tudo que inspira pode ser utilizado em determinada ilustração. Primeiro deve-se Determinar qual a intenção da ilustração, o estilo que ela deverá ter (um ilustrador poderá ter mais de um estilo de desenho), o material a ser utilizado o meio que a imagem será veiculada entre outros fatores. A partir daí o ilustrador poderá procurar dentro da gama de conhecimentos e fontes de inspiração o que encaixa com a proposta. Ademais, deverá pensar no ângulo e na iluminação que dará maior ênfase à imagem e procurar por referências delas também.

O que pode servir de referência? Tudo o que já relatei anteriormente como fonte de inspiração e, fotografias. Talvez no momento necessário não se tenha à mão uma imagem com o ângulo desejado ou a iluminação necessária. Então é interessante que o profissional lance mão de uma máquina fotográfica (preferencialmente digital, pois facilita a obtenção e manipulação da imagem) e fotografe objetos semelhantes da maneira que melhor se adapte ao seu trabalho. Outra alternativa são os bancos de imagens disponíveis na internet. Enfatizo, como material de referência e não para copiagem.

ESBOÇOS

Um passo importantíssimo é o esboço. Já repleta de inspiração e material de referência, o passo seguinte é o rabiscar em um caderno ou folhas o esboço do que será minha imagem (personagem, cenário ou objeto). Normalmente eu parto do velho lápis e papel para dar vida aos meus desenhos. Tentei durante um tempo fazer o esboço diretamente no meio digital, usando para isto uma mesa digitalizadora (tablet) e uma caneta que a acompanha. Às vezes dá certo, às vezes o papel e lápis funcionam melhor.

CONSTRUÇÃO DA IMAGEM

A construção da imagem em meio digital assemelha-se à do meio de ilustração tradicional. O esboço feito em papel poderá ser digitalizado com o auxílio de um scanner ou na falta deste com a mesma boa e versátil máquina fotográfica digital (e seu cabo para descarregar as fotos no computador).

Com o esboço no computador, você precisará usar um software de manipulação de imagem. Existem vários como o Adobe Photoshop, Adobe Illustrator, Corel Painter, ArtRage (todos software proprietários, GIMP, Inkscape (sotware livre e gratuito) e o Sumopaint (página da internet com software portátil, dispensa instalação, também gratuito).

Cada pessoa se adapta melhor com um determinado software, ai é questão de experimentar e ver qual é melhor dentro da sua necessidade. Muitos softwares fornecem ferramentas que imitam as técnicas tradicionais de pintura e traçado.

Além dos softwares bidimensionais, existem também softwares de modelagem em 3D. Eles são interessantes para a ilustração, pois criam ilustrações com profundidade e realismo. Alguns exemplos: 3DMax Studio, Maya (softwares proprietários) e Blender, 3DWings, entre outros (software livre e gratuito).

A construção da imagem vai partir do esboço, passando para a arte final e finalmente para a colorização. Em cada etapa há minúcias de traço, estilo, cor, profundidade que cada ilustrador deverá aos poucos se familiarizando e aperfeiçoando.